Tela Inicial do Aplicativo


Na tela inicial do aplicativo você tem a informação da próxima dosagem agendada de medicação.
(Novo: versão 3.4) Pressione o horário da próxima dosagem para alterar o horário.

Também tem três botões:
  • Nova Medicação.
  • Medicações Ativas.
  • Medicações Concluídas.
Abaixo veremos detalhadamente a função de cada um dele.

Pressionando o botão "menu" do seu celular Android, irão aparecer mais duas opções no menu:

  • Configurações.
  • Ajuste de Fuso Horário / Horário de Verão. Horário de verão somente para o Brasil.

Configurações



Na tela de configurações você tem 8 opções de configuração:
  • Tocar alarme mesmo no modo silencioso.
  • vibrar.
  • Desbloquear tela automaticamente.
  • Volume do alarme.
  • Toque (som).
  • Idioma.
  • Tema.
  • Tamanho da Fonte.
As duas primeiras opções se referem ao momento em que é disparado o alarme avisando sobre a hora de tomar seu remédio.

Na terceira opção você pode escolher se a tela do celular será desbloqueada automaticamente quando o alarme tocar, ou se você prefere desbloquea-la manualmente.

A quarta opção é o volume do alarme. Para que o volume do alarme seja independente do volume do seu despertador padrão, foi implementada esta funcionalidade.

A quinta opção, o Toque, ou som do alrme, segue a mesma idéia. Para poder ser idependente do seu despertador padrão, foi implementada esta funcionalidade.

Na sexta opção, você pode escolher o idioma de sua preferência, caso o seu celular não identifique automaticamente. As opções de idioma são:


Na opção Tema, você pode definir um Tema alternativo para a parte visual da aplicação. A maioria dos printScreens deste tutorial estão no Tema Padrão.
Veja as opções de temas:

Na opção Tamanho de Fonte, existem 3 tamanhos para escolha, para a melhor adaptação para seu dispositivo, incluindo a versão "Extra grande" para ser usado em Tablets.



Ajuste de Fuso Horário / Horário de Verão


Na tela de Ajuste de fuso horário / Horário de verão, você pode ajustar o horário de sua medicação caso viaje para um local com fuso horário diferente do seu. Lembrando que é muito importante que seja respeitado o intervalo entre as medicações, prescrito pelo seu médico. O horário de verão aparece no menu somente para o idioma português do Brasil, mas segue a mesma funcionalidade que o ajuste de fuso horário, adiantando ou atrasando o horário da medicação em 1 hora.


Nova Medicação

Na tela inicial do aplicativo, pressione o botão "Nova Medicação". Será exibida para você uma tela vazia com os dados da medicação a serem preenchidos.

Os dados a serem informados sobre a nova Medicação são:
  • Usuário;
  • Medicamento;
  • Tipo de medicação;
  • Dosagem;
  • Intervalo;
  • Data e Hora de Início;
  • Observação;
Abaixo veremos como informar cada dado citado.

Observação importante: Para evitar que a cada nova medicação você terá que digitar novamente os mesmos dados como usuário, medicamento e dosagem, foi desenvolvido um sistema de cadastro destes dados. Este sistema possibilita o reuso destas informações para as futuras medicações, evitando o trabalho de reescrita e ocupando menos memória no banco de dados de seu celular. Portanto, para criar a primeira medicação pode até parecer meio trabalhoso, mas nas próximas medicações você verá como será muito mais prático.

Lista de Usuários

Para selecionar o usuário desta medicação que está sendo criada, basta pressionar o campo referente ao mesmo na tela da nova medicação.
Será exibido para você uma lista dos usuários já cadastrados. Caso não tenha nenhum usuário cadastrado, será exibido um aviso e solicitando o cadastro do mesmo.


Pressione sobre um usuário. Irá aparecer o seguinte menu de opções:

  • Selecionar: caso queira selecionar este usuário para a nova medicação.
  • Editar: caso queira editar o nome deste usuário.
  • Excluir: caso queira excluir este usuário da lista. Nota: se o usuário já teve alguma medicação, primeiro terá que excluir a medicação para poder excluir o usuário.
  • Novo usuário: caso queira adicionar um novo usuário na lista. Esta opção pode ser acessada também pressionando o botão menu do seu celular quando estiver nessa tela de usuários.
Novo Usuário


Para adicionar um novo usuário é muito simples. Basta digitar o seu nome e pressionar "Salvar". Se preferir, você pode adicionar ao lado no nome alguma informação importante, como o quarto de hospital, caso você seja um enfermeiro e utilize o aplicativo para controlar a medicação de seus pacientes.

Lista de Medicamentos

O segundo campo a ser preenchido na nova medicação é o medicamento. Pressione o campo referente ao medicamento na tela da nova medicação.
Uma tela com a lista dos medicamentos cadastrados será exibida. Caso não haja nenhum medicamento cadastrado, você será informado e será solicitado o cadastro do mesmo.


Pressione sobre um medicamento. Irá aparecer o seguinte menu de opções:


  • Selecionar: caso queira selecionar este medicamento para a nova medicação.
  • Editar: caso queira editar o nome deste medicamento.
  • Excluir: caso queira excluir este medicamento da lista. Nota: se o medicamento  já esteve em alguma medicação, primeiro terá que excluir a medicação para poder excluir o medicamento.
  • Novo medicamento: caso queira adicionar um novo medicamento na lista. Esta opção pode ser acessada também pressionando o botão menu do seu celular quando estiver nessa tela de medicamentos.
Novo Medicamento
 
Nome do medicamento: campo obrigatório.
Descrição: campo opcional para uma breve descrição do medicamento.
Apresentação: campo obrigatório. A apresentação é um conjunto de informações referente ao tipo de apresentação, a unidade e a via de administração. Para selecionar uma apresentação para o medicamento pressione o campo respectivo para seja exibida a lista de apresentações cadastradas, onde será selecionada uma delas.
Depois é só pressionar o Botão "Salvar" para adicionar o novo medicamento a sua lista de medicamentos.

Lista de Apresentações


Pressione sobre uma apresentação da lista e irá surgir o seguinte menu de opções:

Selecionar: Para selecionar a apresentação para o novo medicamento que você está cadastrando.
Editar: caso queira editar a apresentação.
Excluir: caso queira excluir a apresentação da lista de apresentações. Nota: se a apresentação já estiver vinculada a um medicamento, primeiro você terá que excluir o medicamento.
Nova apresentação: para adicionar uma nova apresentação a sua lista de apresentações. Está opção também está disponível pressionando o botão menu do seu celular quando estiver na tela de apresentações.

Nova Apresentação

Apresentação: pressione o respectivo campo e selecione um tipo de apresentação na lista que será exibida:


Unidade: pressione o respectivo campo e selecione uma unidade na lista que será exibida:


Via de Administração: pressione o respectivo campo e selecione uma via de administração na lista que será exibida:


Depois de escolhido o tipo de apresentação, unidade e via de administração, pressione o botão salvar para adicionar a nova apresentação na sua lista de apresentações.


Este é o processo para cadastrar um novo medicamento com uma nova apresentação caso seja necessário.

O próximo passo no cadastro da nova medicação é selecionar o tipo de medicação.

Tipo de Medicação


  • Indefinido: Este tipo de medicação deve ser selecionado caso não tenha um tempo ou quantidade de medicamento prescritos pelo seu médico.
  • Uso Contínuo: Este tipo deve ser selecionado se a medicação for de uso contínuo, sem previsão de término.
  • Por Tempo Determinado: Este tipo deve ser selecionado, caso a medicação prescrita foi definida por tempo. Exemplo: 2 meses ou 1 semana.
Se for selecionado este tipo de medicação, será solicitado o preenchimento do tempo determinado, conforme tela abaixo:
Digite o valor numérico do tempo total prescrito e selecione na lista o tipo de tempo:


  • Por Quantidade Determinada: Este tipo deve ser selecionado, caso a medicação prescrita foi definida por quantidade. Exemplo: 20 comprimidos.
Se for selecionado este tipo de medicação, será solicitado o preenchimento da quantidade determinada, conforme tela abaixo:
 A quantidade digitada deve ser referente a unidade da apresentação deste medicamento.
Observação: Na opção de "Detalhar" a medicação, conforme será visto mais abaixo, tem a informação de percentagem de conclusão da medicação. Esta percentagem de conclusão somente será possível calcular, se a medicação for do tipo "Por tempo determinado" ou "Por quantidade determinada". Caso contrário, na informação de percentagem concluída aparecerá a informação "indefinido".

Dosagem

Para selecionar a dosagem desta medicação que está sendo criada, basta pressionar o campo referente a mesma na tela da nova medicação.
Será exibido para você uma lista das dosagens já cadastradas. Caso não tenha nenhuma dosagem cadastrada, será exibido um aviso e solicitando o cadastro da mesma.


Foi utilizado este cadastro de dosagem para nas próximas medicações poder reutilizar este valor cadastrado. Também foi adicionado o campo de descrição da dosagem, para um melhor entendimento caso a dosagem for um quarto, por exemplo. Poderia ficar meio confuso ler somente 0.25 de comprimido. Assim, aparecerá 0.25(um quarto) de comprimido.

Pressione sobre um item da lista e aparecerá o seguinte menu de opções:


Selecionar: Selecione esta opção para utilizar esta dosagem na sua medicação.
Editar: Esta opção permite editar a descrição da dosagem.
Excluir: Esta opção permite excluir a dosagem da lista de dosagens. Caso está dosagem já tenha sido utilizada em alguma medicação, primeiramente deverá ser excluída a medicação.
Nova Dosagem: Esta opção permite adicionar uma nova dosagem na lista. A opção de "Nova dosagem" também está disponível pressionando o botão menu do seu celular, quando estiver na tela de lista de dosagens.

Nova Dosagem


Valor Numérico: Este valor é somente de números e será utilizado para os cálculos de percentagem de conclusão de sua medicação. Exemplo 1 ou 0.5
Descrição do Valor: Este é o seu valor escrito por extenso.Exemplo "um" ou "metade".
Pressione "Salvar" para adicionar a nova dosagem na sua lista de dosagens.

Intervalo

Intervalo das dosagens de sua medicação. Pressione o respectivo campo na tela de cadastro de nova medicação para ser exibida a seguinte tela:


Digite o valor numérico do intervalo e selecione na lista o tipo de intervalo:


Pressione "salvar" para definir o intervalo da sua nova medicação.

Data e Hora de Início

Representa o Início de sua nova medicação. Pressione o respectivo campo na tela de cadastro de nova medicação para ser exibida a seguinte tela:


Selecione a data e a hora. Está data e hora não pode ser menor que a data e hora atual. O aplicativo não permite o cadastro de dosagens já tomadas no passado.
Pressione "Salvar" para definir o início da nova medicação.

Observação

Neste campo você tem a opção (não obrigatória) de cadastrar uma observação adicional para sua medicação. Pressione o respectivo campo na tela de cadastro de nova medicação para ser exibida a seguinte tela:


Digite o texto da observação e pressione "Salvar" para definir a observação de sua nova medicação.

E pronto. Temos a nossa nova medicação totalmente preenchida conforme as telas abaixo.



Pressione o botão "Salvar" para salvar sua nova medicação. O alarme será disparado conforme o intervalo cadastrado, a partir da data e hora de início definidos.

Alarme 

A cada hora da dosagem de sua medicação será disparado o alarme conforme a tela abaixo:

 Importante:
  • O alarme não dispara se seu celular estiver totalmente desligado ou sem bateria.
  • O toque e o volume do alarme obedecem as configurações padrões de alarme do seu celular.

Na tela do alarme você tem as seguintes informações:

    

     Informação da data e hora da dosagem, o usuário da medicação, o medicamento da medicação e a especificação desta dosagem.

Botões de opções:
  • Silenciar: Pressione para parar o alarme sonoro.
  • Tomar: Pressione para informar que você vai tomar a dosagem de seu remédio. A partir desse horário, será calculada, com base no intervalo da medicação, o próximo horário do alarme.
  • Detalhar: pressione para exibir a tela de detalhamento dessa medicação para obter mais informações caso seja necessário.
  • Postergar: pressione para postergar a dosagem da medicação caso você não esteja por perto de seu remédio. Selecione o tempo que deseja postergar na lista de será exibida. O alarme será disparado novamente conforme o tempo selecionado.

Medicações Ativas

Na tela inicial do aplicativo temos mais dois botões de opções que veremos agora.

Medicações Ativas

Pressione este botão para ver a lista de todas as medicações ativas.


Na lista apresentada, você pode ver um resumo de cada medicação ativa e a data e hora da próxima dosagem.
Pressione um item da lista para exibir o seguinte menu de opções:

Detalhar: Selecione para ver as informações completas desta medicação bem como data e hora de cada dosagem e percentagem concluída, caso o tipo da medicação seja por tempo ou quantidade determinadas.

Concluir: Selecione se você deseja concluir esta medicação. Nenhum alarme será mais exibido. Está medicação será enviada para a lista de medicações concluídas.
Editar: Selecione para editar a medicação. Somente será possível editar medicações que ainda não tenham iniciado. Caso precise alterar algo em uma medicação já iniciada, escolha a opção "concluir". Depois vá na opção "medicações concluídas" que você terá a opção de "repetir" a medicação. Ou seja, você vai recriar a medicação podendo alterar os dados da mesma.
Tomar Agora: Selecione está opção caso queria adiantar a dosagem desta medicação, sem esperar o alarme tocar. O próximo horário da medicação será calculado a partir desta hora.

Medicações Concluídas

Selecione o botão "Medicações Concluídas" na tela inicial do aplicativo para que seja exibida a lista de medicações concluídas.


Uma medicação aparecerá nessa tela de medicações concluídas quando:
  • Você escolhe a opção "Concluir" no menu das medicações ativas;
  • A medicação termina, de acordo com as informações cadastradas. Exemplo: Ao cadastrar a medicação você informou que é do tipo por quantidade determinada, informando a quantidade de 20 comprimidos. Quando o aplicativo reconhecer que você já tomou os 20 comprimidos, a medicação será concluída automaticamente.
Pressione um item da lista para exibir o seguinte menu de opções:

Detalhar: Selecione para exibir a tela de detalhamento completo desta medicação, incluindo data e hora de término, data e hora de cada dosagem, etc...

Repetir: Selecione está opção para repetir esta medicação. Os dados desta medicação serão enviados automaticamente para a tela de nova medicação, onde você precisará escolher somente a nova data e hora de início. Você poderá também alterar os dados que desejar caso seja necessário.

Excluir: Selecione esta opção se deseja realmente excluir esta medicação do banco de dados de seu celular.


Final

Espero que este tutorial tenha tirado todas as dúvidas de como utilizar corretamente este aplicativo.
Caso tenham mais dúvidas, favor entrar em contato com horadoremedio@gmail.com



Link para o Android Market: Hora do Remédio